-
Arquitetos: Gonzalo Iturriaga
- Área: 240 m²
- Ano: 2022
-
Fotografias:Cristobal Palma
-
Fabricantes: Liderglass , Maderas Martini, Melón Hormigones
Descrição enviada pela equipe de projeto. A proposta se apresenta como a reestruturação espacial e programática da primeira residência desenvolvida pelo escritório IAA Gonzalo Iturriaga Arquitectos. Oito anos após a execução desta casa, a mudança de proprietários, novos conceitos espaciais, materiais e de ordem foram parte dos requisitos para o desenvolvimento do projeto.
Parte do exercício projetual baseou-se em estabelecer novas aberturas e relações sonoras com a quebra na fachada norte do projeto. O corte e seccionamento de elementos de concreto, a reestruturação da caixa superior e a reorganização programática foram fundamentais na definição final da proposta.
Um volume de concreto no térreo articula os ambientes comuns a partir de uma sequência de espaços, mediados por um núcleo rígido de circulação vertical e serviços.
A partir da operação de inserção de vazios e aberturas específicas sobre o perímetro, estabelece-se uma constante relação espacial entre espaço interno e o entorno.
Um segundo nível, configurado como uma caixa de madeira, organiza os ambientes privados. Ele se organiza a partir de 3 áreas, sendo a primeira de ordem pública, media entre o vazio de conexão vertical, o pátio e a projeção para a cidade. As outras duas se referem aos dormitórios, que buscam vistas específicas sobre a paisagem.